A Arte de Decorar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As 10 perguntas mais frequentes sobre decoração

Ir para baixo

As 10 perguntas mais frequentes sobre decoração Empty As 10 perguntas mais frequentes sobre decoração

Mensagem  Admin Sex maio 14, 2010 5:42 am

1. Pergunta: Qual a altura correcta para pendurar um quadro numa parede?

Resposta: Regra geral, deve centrar a peça ao nível dos olhos, ou seja, cerca de 1m65cm a 1m72cm acima do chão. Se os tectos forem muito altos, pode jogar com as regras e o espaço, pendurando os quadros ligeiramente mais altos. O local onde exibe qualquer moldura, também tem de ser considerado. Por exemplo, numa parede grande, quadros mais pequenos ficam melhor quando agrupados. No caso da criação de uma parede inteiramente composta por fotografias, ficará muito mais interessante se utilizar molduras de tamanhos diferentes. Embora estes sejam apenas princípios orientadores, saiba que o erro mais comum é pendurar arte demasiado alto – deve poder olhar directamente para o quadro e não ter de inclinar a cabeça para cima.

2. Pergunta: Como é que se decora uma simples escada?

Resposta: Existem inúmeras formas de tornar escadas no ponto focal de uma decoração bem conseguida: pode, por exemplo, pintar os degraus e o corrimão com uma tinta preta muito glossy, contrastando-os com colunas e balaústres pintados de branco; se a ideia for adicionar carpete às escadas, o ideal será aplicá-la no meio, deixando cerca de 7,5cm de cada lado; a parede de qualquer escada é perfeita para pendurar arte (com a vantagem de poder suportar grandes dimensões) ou para criar uma parede de fotografias; para um look muito contemporâneo, acrescente iluminação de parede ou então pendure um lustre; se tiver espaço suficiente no patamar da escada, crie um pequeno recanto com uma poltrona e candeeiro de chão ou uma credencial com algumas peças decorativas.

3. Pergunta: O tecto deve ser mais escuro ou mais claro do que as paredes?

Resposta: Em geral, os tectos devem ser sempre mais claros do que as paredes, para evitar uma decoração demasiada “pesada”. No entanto, bem trabalhadas, as cores escuras podem ser aplicadas tanto em paredes como em tectos. Por exemplo, uma casa de banho toda pintada em cinzento-escuro e equilibrada por candeeiros de parede, espelhos e velas, resulta numa decoração extremamente elegante.

4. Pergunta: Existe algum truque de design para que um espaço pequeno pareça maior?

Resposta: No mundo da decoração, o melhor truque para criar a ilusão instantânea de espaço são os espelhos. Existem muitas opções por onde escolher – desde pequenos espelhos de parede, a espelhos de pé e de tecto, passando por espelhos a cobrir paredes inteiras, do chão ao tecto.

5. Pergunta: Como é que se escolhe a cor certa para pintar uma divisão?

Resposta: Deve aplicar amostras de cor ou directamente na parede em questão, ou então em folhas de papel afixadas à mesma para que possa observar as suas escolhas à luz natural e artificial. Por exemplo, num quarto voltado para sul, o amarelo torna-se muito mais pálido do que se for aplicado num quarto voltado para norte. A iluminação artificial também é crucial: as luzes fluorescentes acentuam as nuances da cor, mas sem profundidade ou riqueza; as luzes incandescentes acrescentam uma luminosidade quente e aconchegante; as luzes halogéneas potenciam a cor, fazendo-a brilhar.

6. Pergunta: Qual a melhor forma de decorar uma lareira simples?

Resposta: Se a lareira for muito imponente, dominando de forma pesada o espaço onde se encontra, pintá-la de uma cor clara vai ajudar a harmonizar a sua presença. Se a lareira for de tijolo, pode pintá-los da mesma cor que as paredes ou as molduras do tecto. A parede de uma lareira é um excelente local para exibir arte e, se existir uma superfície plana sobre a mesma (espécie de prateleira), aproveite-a para colocar molduras, velas, vasos com flores frescas ou outras peças decorativas.

7. Pergunta: Quantos tipos ou tons de madeira podem existir na mesma divisão?

Resposta: O ideal são dois tipos de madeira num só espaço e, de preferência, em tons muito semelhantes.

8. Pergunta: Como é que se criam pontos de interesse ou pontos focais num open space?

Resposta: Em espaços amplos e abertos, é necessário criar diversos e pequenos ambientes para não tornar a divisão fria e pouco convidativa. Pode, por exemplo, agrupar mobília para criar zonas de conversa ou de leitura – os sofás e poltronas podem estar voltadas umas para as outras para proporcionar um espaço mais íntimo, ou então voltadas de costas para permitir duas perspectivas distintas do mesmo espaço. Uma ou ambas as pontas de um open space devem ser ocupadas por elementos de grandes dimensões, como um quadro ou espelho extra large, ou ainda uma lareira encimada por uma peça de arte.

9. Pergunta: Existe alguma regra para pendurar os varões das cortinas?

Resposta: Os varões das cortinas devem ser afixados acima e para além da moldura da janela pelo menos entre 2,5cm e 7,5 cm, sendo o ideal o meio-termo, ou seja, cerca de 5cm. O mais importante é não pendurar o varão muito alto, se não, quando as cortinas estiverem abertas, demasiado espaço de parede vai estar exposto e o efeito visual é desagradável.

10. Pergunta: Qual é a melhor forma de organizar uma cozinha?

Resposta: Mais do que bem decorada, é essencial que uma cozinha esteja bem organizada, com os móveis dispostos de forma prática e funcional. Regra geral, é importante deixar algum espaço de trabalho de ambos os lados do fogão; a máquina de lavar loiça deve estar próxima do lava-loiça, assim como os armários que contêm a loiça diária, facilitando assim a sua arrumação; a bancada que separa o lava-loiça e a placa do fogão deve ter um comprimento de, pelo menos, 80 cm



http://eudecoro.com/artigos/10-perguntas-mais-frequentes-sobre-decoracao


Admin
Admin
Admin

Mensagens : 38
Data de inscrição : 22/01/2010

https://artededecorarap.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos